Sair da sociedade

O sócio pode sair da sociedade a qualquer a tempo?

O sócio pode sair da sociedade quando quiser? Ou seja, poderá exercer o seu direito de retirada a qualquer momento? A melhor resposta para esses questionamentos é: depende.  Caso tenha interesse em tirar dúvidas com um especialista no tema, acesse esse link. Depende do tipo societário em que foi constituída a sociedade, do que está disposto no contrato ou estatuto social, bem como, se é de prazo determinado ou indeterminado. Sendo assim, para responder a Leia mais…

Sócio pode vender sua parte

Sócio pode vender sua parte a qualquer pessoa?

O sócio pode vender sua parte qualquer pessoa? Ou seja, qualquer pessoa pode comprar quotas ou ações de determinada empresa e entrar como sócio? A melhor resposta para esses questionamentos é: depende. Caso tenha interesse em tirar dúvidas com um especialista no tema, acesse esse link. Depende pra quem o sócio está vendendo. Se é pra outro sócio ou pra uma pessoa que não faz parte da sociedade. Além disso, a depender do tipo societário em que foi constituída a Leia mais…

Sócio pode ser expulso

Sócio pode ser expulso de uma sociedade?

O sócio pode ser expulso de uma sociedade? Ou seja, um sócio poderá excluir outro sócio da sociedade? A melhor resposta para esses questionamentos é: depende. Depende do tipo societário em que foi constituída a sociedade, do que está disposto no contrato ou estatuto social e como se deu o procedimento de exclusão e do justo motivo alegado. Sendo assim, para responder a pergunta da melhor maneira vamos nos adentrar nas especificidades da exclusão de sócio na sociedade limitada e na sociedade anônima.  Sociedade Limitada Leia mais…

Conflitos entre sócios

4 dicas valiosas para evitar conflitos entre sócios

Esse post possui dicas e orientações valiosas para empreendedores querem evitar conflitos entre sócios, alinhando os interesses do ambiente em sociedade. Tais medidas podem ser utilizadas em empresas: Em fase de pré-constituição; Novo negócio ou uma startup;  Ou, em empresas já maduras; Nas entrelinhas, explicamos por que as sociedades não dão certo e se afundam em conflitos entre sócios. Ao contrário do que alguns empreendedores pensam, a sociedade não é regrada apenas por aquele contrato social de duas Leia mais…

Kim Ferreira de Melo

Veja a mais recente entrevista com o Sócio Kim Ferreira de Melo

No programa Ponto de Equilíbrio, que foi ao ar na sexta-feira, dia 03/05/2019, a pela Tv união de Natal e União Play (www.uniaoplay.com.br), recebemos o advogado Kim Ferreira De Melo Medeiros (www.ferreirademelo.com) e conversamos sobre Sociedades, Investidores Anjos, Start-Ups, M&A e Governança Corporativa. Para ver a entrevista na íntegra acesse:  Apresentação: Marcio Marques Direção e Edição: Jonathan Fernandes

Empresa Simples de Crédito

Conheça a Empresa Simples de Crédito (ESC)

Com o advento da Lei complementar n. 167 que criou-se a chamada Empresa Simples de Crédito (ESC) que permitirá ao cidadão que constituí-la realizar operações de empréstimos, financiamentos e descontos de títulos de crédito em seu município e municípios limítrofes. Tal modelo empresarial trará grande avanço para o ambiente de negócios do Brasil, pois busca democratizar o acesso a capital, visto que os bancos não serão os únicos a poderem realizar tais operações. Desse modo, Leia mais…

Inova Simples

Inova Simples: Celeridade na abertura e extinção de startups

A lei complementar nº 167 criou o INOVA SIMPLES que nada mais é do que um regime especial que concede as empresas de caráter incremental e disruptivas que se declararem como startups, tratamento diferenciado na sua criação, formalização, desenvolvimento e consolidação. Mas no que de fato consiste esse tratamento diferenciado? É a criação de um rito burocrático mais célere e rápido na abertura e extinção das empresas que estiverem sob o regime do INOVA SIMPLES, Leia mais…

4 dicas sobre as operações de investimento anjo e capital semente

Esse post, possui dicas e orientações valiosas para aqueles empreendedores que estão pensando em realizadas rodadas de negócios de capital risco, dentre eles o investimento anjo ou capital semente. Em outro post trouxe a classificação dos termos usados no Brasil sobre capital de riso, confira aqui. Você já pensou em prospectar um sócio investidor para o seu negócio? Se sim, conheça nossas dicas sobre como estruturar da melhor maneira esses investimentos em em suas empresas. Leia mais…

“Quero vender minha empresa”: 5 cuidados que você deve ter

Conheça os cuidados que você deve ter ao vender sua empresa. Você já pensou em vender sua empresa? Se sim, como você pensa em estruturar a venda? Ao contrário do que algumas pessoas pensam, vender uma empresa não é um processo simples. Isso significa que se você quiser vender sua empresa, seja 100% ou parte dela (por exemplo 50%), deverá tomar alguns cuidados. O mercado de compra e venda de empresas (M&A), é multidisciplinar, por tratar Leia mais…

saida de um sócio

Como conduzir da melhor maneira a saída de um sócio

A saída de um sócio da sociedade é comumente desencadeada por um conflito interno. Isto é, a divergência reflete a frustração de um sócio em relação as suas expectativas sobre o desempenho do outro sócio. Desse modo, para exemplificar, trarei três situações conflituosas que frequentemente vejo na minha atuação profissional que promove a saída de um dos sócios: 1) Diante de uma crise financeira, um dos sócios quer buscar investimentos de terceiros e o outro não Leia mais…